Pequenas e Belas Viagens

ROTEIRO DE FINAL DE SEMANA OU DOIS DIAS EM BUENOS AIRES – ARGENTINA PARTE 01.

Já fazia algum tempo que tínhamos vontade de visitar a Cidade de Buenos Aires na Argentina. Eu já tinha visto falar muita coisa legal da cidade e deixei um alerta sobre preços das passagens programado em um site de busca e vinha acompanhando a variação de preços.  Eis que em fevereiro deste ano surge uma promoção legal de passagens para viajar em junho e eu tinha que aproveitar!

Como eu e o Renato trabalhamos, encaixamos a data de ida da viagem para um feriadinho de sexta-feira aqui no nosso município, com retorno no domingo.

Viajar para Buenos Aires é daquelas viagens super fáceis de se fazer, tranquila e gostosa. Nesse roteiro de fim de semana não pretendíamos conhecer Buenos Aires toda, pois a cidade é enorme e tem muito para se ver, um final de semana é muito pouco neste sentido. Nós priorizamos no roteiro os lugares que mais tinham haver com o nosso estilo “casal viajante de ser” e também montamos um roteiro que nos permitiu fazer paradinhas sem pressa para experimentar comidinhas típicas deliciosas. Foi uma viagem maravilhosa!

Se você quer fazer sua primeira viagem internacional, Buenos Aires é uma ótima opção. É pertinho do Brasil e mesmo se não soubermos falar espanhol conseguimos nos comunicar no “portunhol” facilmente. O pessoal de lá já está acostumado com os turistas brasileiros e nos entendem perfeitamente. Mas antes de ir não custa nada aprender a falar em espanhol algumas palavrinhas:  Hola, Buenos Días, Buenas tardes, Buenas noches, por favor (diga por fabor), lo siento (me desculpe) e Gracias. É uma forma de ser educado e retribuir pois os argentinos nos recebem muito bem!

Como chegar:

Saímos de carro, cedinho pela manhã de sexta-feira com destino ao Aeroporto de Florianópolis/SC. Nosso voo foi com a companhia Gol, com saída de Florianópolis às 12:23 e chegada à Buenos Aires às 14:35hs. Voo direto até o Aeroporto Ezeiza. Esse é o aeroporto principal, com free shop maior, porém mais distante do centro da cidade. Existe também o Aeroparque que fica mais próximo ao centro da cidade, mas tem estrutura menor.

Do aeroporto Ezeiza ao hotel contratamos o Taxi Ezeiza, no guichê que fica logo após a sala de desembarque. Em junho/2016 pagamos $580 pesos para ida e reservamos a volta com eles também por $ 480 pesos. Consulte os preços atualizados para sua viagem no site. Nós escolhemos ir de táxi pois achamos que seria a melhor forma de aproveitarmos mais o tempo. Mas existem outras opções,  como a empresa Tienda Léon, que sai de meia em meia hora e faz o trajeto de ônibus até um ponto do centro e você pode contratar mais o trajeto até seu hotel com uma van. Não experimentamos. Uma opção bem barata é com ônibus da linha 08, porém o trajeto é bem mais demorado. Como iriamos ficar pouco tempo, não testamos.

Roteiro sexta-feira:

Ao chegar no aeroporto optamos por efetuar a troca de reais por pesos ali mesmo, no Banco Nacion, já que é a melhor cotação oficial e não daria tempo de trocarmos no centro ainda na sexta-feira. Porém a cotação não estava tão favorável. Recomendo que avalie a cotação do dia da sua viagem e verifique se não é mais vantajoso trocar o mínimo possível de dinheiro e utilizar mais o cartão de crédito. Se for trocar no Banco Nacion, logo que sair da sala de desembarque faça uma curva e retorne a direita, no fundo do corredor, bem escondidinho está a agência do Banco. Geralmente tem fila. Você deve entrar nesse corredor antes dos guichês de atendimento das companhias aéreas. Eu demorei para encontrar o local correto.

Café Tortoni

cafe-tortoni-buenos-aires-01

cafe-tortoni-buenos-aires-02

Depois de fazermos check-in no hotel e nos instalarmos no quarto, pegamos um táxi e fomos até o Café Tortoni. Fica na Av. de Mayo 825. Vá sem pressa. Tem fila lá fora para conseguir uma mesa. Mas vale muito a pena. O Café Tortoni foi fundado em 1858, e foi muito frequentado por escritores e artistas. É um lugar lindo, com um serviço perfeito. Eu escolhi o Chocolate quente com churros e o Renato um café e medialunas. Os churros vem em porção de 03, sem recheio, mas com doce de leite dos deuses para passar. O chocolate quente foi o melhor que já tomei em minha vida! As medialunas são croissants em formato de meia lua. Estas eram doces, sem recheio, mas muito gostosas. Gastamos $179 pesos. Fomos gulosos e mais tarde pedimos mais dois mistos e um café. Deliciosos também. Gastamos mais $192 pesos. Estávamos jantados, hahaha.

cafe-tortoni-buenos-aires-03-640x480

No subsolo do Café Tortoni são feitos shows de Tango. Assistir a um show de tango na Argentina, na minha opinião é uma das experiências imperdíveis para uma primeira viagem. No Café Tortoni não são espetáculos grandiosos, mas para nós que estávamos assistindo pela primeira vez um show de tango adoramos e nos sentimos bem naquele ambiente. Gastamos $640 pesos nas entradas para o casal. Existem inúmeras opções de shows de tango em Buenos Aires, a grande maioria bem mais caros. Essa foi a opção que para nós teve o melhor custo-benefício.

cafe-tortoni-buenos-aires-tango-640x480

Livraria El Ateneo:

Após o show de tango pegamos um táxi até a livraria EL Ateneo que fica na avenida Santa Fé, 1860. Esta livraria funciona em um antigo teatro, e o jornal britânico The Guardian a elegeu como uma das mais lindas. E eu acredito. É muito linda e completíssima. Vale a pena se perder pelos vários corredores e andares e folhear os exemplares. Várias pessoas estavam lendo por lá, bem à vontade. Para quem adora livros como nós é imperdível. O horário de atendimento no fim de semana é: Sexta e sábado das 09:00 às 24:00hs. No domingo das 12:00 às 22:00hs. Se estiver com fome, no antigo palco do teatro funciona um café. No nosso caso já estávamos BEM satisfeitos com os “lanchinhos” que fizemos no Café Tortoni.

livraria-el-ateneo-buenos-aires-640x480

Fim do dia da chegada, já era tarde e não somos “baladeiros”, fomos para o Hotel descansar.

Não deixe de conferir o próximo post sobre a segunda parte do roteiro neste link. E post sobre o Hotel que escolhemos nesse link!

E vocês? Já conhecem esses lugares? Tem mais dicas? Tem dúvidas? Deixe seu comentário abaixo. E curta nossa fanpage no facebook!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *